Em 29 de maio de 2024 ocorre a 30ª edição do Dia do Desafio, iniciativa global liderada pela TAFISA (The Association For International Sport for All), com apoio institucional da ISCA (International Sport and Culture Association), da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e com a coordenação do Sesc São Paulo no continente americano, com foco no incentivo à prática regular de esportes.
Este ano, a partir do movimento Cidades Saudáveis, criado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a campanha pretende ampliar as discussões sobre os conceitos de atividade física recreativa, atividade física utilitária e sobre os modais de locomoção que, hoje, dizem muito sobre a saudabilidade e funcionalidade de uma cidade.
E é desta forma que as unidades do Sesc São Paulo e as organizações parceiras públicas, privadas e do terceiro setor em 14 países da América Latina chegam a mais um Dia Do Desafio: prontos para estimular a prática de atividades físicas e esportivas em momentos de lazer, assim como, incentivar a criação de uma comunidade mais ativa a partir de programações voltadas ao caminhar, correr e pedalar.
Vem com a gente e se joga no desafio!
29 • 2024
Como tudo começou
O inverno de 1983 em Saskatoon, no Canadá, foi especialmente gelado. Pensando no bem-estar dos moradores, o prefeito Clifford Wright sugeriu que todos fossem caminhar. A ideia era fazer com que as pessoas se aquecessem enquanto se mexiam. No ano seguinte, Clifford convidou a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas. Estava criada a essência do #Dia do Desafio.
Em 1990, a TAFISA (The Association For International Sport for All) assumiu a gestão do evento, que começou a ganhar ainda mais força e adeptos. Em 1995, foi a vez do Sesc São Paulo passar a coordenar as atividades da campanha no Brasil, na América Latina e, posteriormente, em todo o continente americano. O evento também conta com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
O que o prefeito Clifford e seus munícipes não poderiam imaginar é que, ainda hoje, mais de 35 anos depois, o #DiaDoDesafio incentivaria milhões de pessoas para uma vida mais ativa.
Está preparado?
O Sesc São Paulo realiza o evento no Brasil pela primeira vez, em parceria com a The Association For International Sport for All (TAFISA). Pelé (então Ministro extraordinário do Esporte) participou do lançamento e do sorteio das cidades, afirmando “incentivar todos os brasileiros a praticar esportes”.
O Sesc São Paulo passa a coordenar as atividades do Dia Do Desafio na América Latina.
A campanha recebe o apoio de instituições como a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO), a International Sport and Culture Association (ISCA).
O Sesc São Paulo assume a coordenação do Dia Do Desafio no Continente Americano.
Para incentivar a prática diária de atividade física e esportiva, o Projeto de Lei 1300 foi encaminhado ao Congresso Nacional do Brasil para criação do Dia Nacional do Desafio.
Neste ano, o Dia Do Desafio bateu recorde de adesão em suas edições, acontecendo em 4.023 cidades e com a participação de 63.611.208 pessoas no continente americano.
Em 5 de abril, foi sancionada a lei nº 13.645/18, que institui o Dia Nacional do Desafio.
No ano em que o Dia do Desafio ocorreu de forma on-line, em função da pandemia da Covid-19, ocorreu também o fim da competição entre cidades.
Foram definidas as metas para o triênio: ressignificar espaços para a prática esportiva, capacitar os agentes envolvidos no processo, promover o contato entre as instituições parceiras, estabelecer um processo de avaliação do impacto do projeto, estabelecer o compromisso dos parceiros com os objetivos da campanha e dar visibilidade para os projetos que demonstram alinhamento conceitual com a campanha.