Participe! 28 Maio • 2025 #DiaDoDesafio
Luiz Galina, diretor regional do Sesc São Paulo

Ao longo das últimas décadas, o Dia do Desafio se consolidou como uma das principais campanhas de promoção da atividade física no mundo, conectando comunidades e inspirando mudanças significativas em prol da saúde e do bem-estar. Sob coordenação do Sesc São Paulo na América Latina, essa iniciativa, apoiada pela ISCA e pela UNESCO, busca reforçar a ideia das práticas físico-esportivas como um direito de todas as pessoas, ao mesmo tempo em que estimula a criação de políticas públicas e parcerias direcionadas a concretizar essa finalidade.

Em 2025, celebramos 30 anos do movimento com o lançamento da carta de compromisso 5% mais ativos. Trata-se de um desafio coletivo, um convite para que gestores municipais e lideranças locais encontrem estratégias para atrair e engajar mais pessoas de suas comunidades nas atividades físico-esportivas ao longo dos próximos quatro anos. Para tanto, estabelecemos uma meta realista, sobretudo no sentido de ampliar a rede de sensibilização, mobilizando o poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor, a fim de facilitar o acesso equitativo e seguro a espaços e às oportunidades de prática. Isto, no entanto, esbarra em questões estruturais complexas com repercussões no âmbito sociocultural e econômico.

Alinhada ao Plano de Ação Global sobre Atividade Física 2018-2030 da OMS (Organização Mundial da Saúde), a proposta prevê a implementação de ações multissetoriais que possam contribuir para a realização de atividades físicas e a consolidação de uma cultura permanente de movimento para a saúde. Que neste ciclo possamos avançar no propósito de ter mais pessoas ativas para um mundo mais saudável, promovendo ambientes que valorizem o direito das pessoas ao acesso, à prática e aos benefícios da atividade física.

Luiz Galina Diretor Regional - Sesc São Paulo

Celebramos com entusiasmo mais uma edição do Dia do Desafio, uma campanha que visa conscientizar indivíduos, comunidades, organizações e gestores públicos sobre os benefícios da atividade física. Com programas que incentivam a prática esportiva e priorizam o acesso dos menos ativos, buscamos fortalecer parcerias e lideranças que promovam ações acessíveis e sustentáveis, criando uma rede de apoio duradoura para o engajamento em atividade física.

A carta de compromisso “5% mais ativos” convida municípios a assumirem o desafio de aumentar em 5% o número de pessoas ativas em suas comunidades nos próximos quatro anos, com especial atenção àqueles que têm menos oportunidades de acesso à atividade física. Esse compromisso busca ampliar a adesão de novas pessoas à prática regular de atividades, promovendo qualidade de vida e saúde para todos.

Além de incentivar a prática individual, o Dia do Desafio promove a união de esforços entre setores, formando uma rede de governança e liderança que viabiliza o desenvolvimento de ações sustentáveis e eficazes. Que possamos inspirar, em cada ação e parceria, a ideia de que o movimento é para todos e que, juntos, podemos criar ambientes e oportunidades para uma vida mais saudável e ativa.

Carolina Seixas Gerente de Desenvolvimento Físico Esportivo - Sesc São Paulo | Coordenadora do Dia do Desafio no Continente Americano
São José dos Campos, 1996
São José dos Campos, 1996

Como tudo começou

O inverno de 1983 em Saskatoon, no Canadá, foi especialmente gelado. Pensando no bem-estar dos moradores, o prefeito Clifford Wright sugeriu que todos fossem caminhar. A ideia era fazer com que as pessoas se aquecessem enquanto se mexiam. No ano seguinte, Clifford convidou a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas. Estava criada a essência do #Dia do Desafio. 

Em 1990, a TAFISA (The Association For International Sport for All) assumiu a gestão do evento, que começou a ganhar ainda mais força e adeptos. Em 1995, foi a vez do Sesc São Paulo passar a coordenar as atividades da campanha no Brasil, na América Latina e, posteriormente, em todo o continente americano. O evento também conta com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). 

O que o prefeito Clifford e seus munícipes não poderiam imaginar é que, ainda hoje, mais de 35 anos depois, o #DiaDoDesafio incentivaria milhões de pessoas para uma vida mais ativa. 

Está preparado? 

  • 1995
  • 1997
  • 1999
  • 2000
  • 2003
  • 2011
  • 2018
  • 2020
  • 2023

O Sesc São Paulo realiza o evento no Brasil pela primeira vez, em parceria com a The Association For International Sport for All (TAFISA). Pelé (então Ministro extraordinário do Esporte) participou do lançamento e do sorteio das cidades, afirmando “incentivar todos os brasileiros a praticar esportes”.

O Sesc São Paulo passa a coordenar as atividades do Dia Do Desafio na América Latina. 

A campanha recebe o apoio de instituições como a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO), a International Sport and Culture Association (ISCA).

O Sesc São Paulo assume a coordenação do Dia Do Desafio no Continente Americano. 

Para incentivar a prática diária de atividade física e esportiva, o Projeto de Lei 1300 foi encaminhado ao Congresso Nacional do Brasil para criação do Dia Nacional do Desafio.

Neste ano, o Dia Do Desafio bateu recorde de adesão em suas edições, acontecendo em 4.023 cidades e com a participação de 63.611.208 pessoas no continente americano. 

Em 5 de abril, foi sancionada a lei nº 13.645/18, que institui o Dia Nacional do Desafio. 

No ano em que o Dia do Desafio ocorreu de forma on-line, em função da pandemia da Covid-19, ocorreu também o fim da competição entre cidades.

Foram definidas as metas para o triênio: ressignificar espaços para a prática esportiva, capacitar os agentes envolvidos no processo, promover o contato entre as instituições parceiras, estabelecer um processo de avaliação do impacto do projeto, estabelecer o compromisso dos parceiros com os objetivos da campanha e dar visibilidade para os projetos que demonstram alinhamento conceitual com a campanha.